A Magia do Cinema: Os Planos-Sequência

Cinema

Por Lucas Marques

Colocarei aqui alguns dos meu favoritos planos-sequência, espero que curtam!

Kill Bill (2003, de Quenti Tarantino) – Bom, sou suspeito para falar desse filme, pois simplesmente o adoro! Adoro as peculiaridades do estilo tarantino de contar uma história. A cena em questão apresenta um elegante e maravilhoso plano sequência realizado por uma espécie de câmera motorizada, no qual ela realiza movimentos interessantíssimos e passeia pelo cenário mudando seu foco em alguns momentos para depois regressar ao foco inicial (a personagem de Uma Thurman). Percebam a dificuldade dessa tomada, pois a câmera filma ao nível do chão, mas de repente a tomada passa a filmar por cima do cenários.

Cena 1

Desejo e Reparação (2007, de Joe Wright) – Joe Wright, que já mostrara sua competência e talento em sua estréia com Orgulho e Preconceito, realiza neste filme mais um excelente trabalho de direção. Durando cerca de cinco minutos, este plano demonstra seu enorme talento, o diretor retrata todo o caos e o desespero dos soldados que, cansados e doentes, ainda devem destruir todo e qualquer veículo, equipamento ou animal que possa servir de ajuda aos alemães – a cena é realizada com centenas de figurantes, e durante a cena o número de ações acontecendo, enquanto a câmera passeia com Robbie pela praia, é absurda. Fantástico e tecnicamente impecável!

Cena 2

Boogie Nights (1992, de Paul Thomas Anderson) – Cineasta do qual sou um enorme fã, todos seus trabalhos são obras magníficas e sempre com um atrativo técnico e dramático interessante. Iria colocar uma cena de Magnólia (que é um dos meus filmes favoritos), mas resolvi colocar minha cena favorita do filme “Boogie Nights”. Na cena o personagem de William H. Macy entra na festa de seus amigos, e procura sua namorada nos cômodos na casa, acaba encotrando-a e descobrindo sua traição – em seguida a câmera o segue até o carro no qual pega sua arma, mata ela e o amante e, logo depois se mata. O uso do plano sequência para essa cena é extremamente eficaz e veraz.(Infelizmente a cena está sem aúdio)

Cena 3

A Marca da Maldade (1958,de Orson Welles) – Welles era um gênio prodígio, grande parte do que conhecemos hoje por linguagem cinematográfica foi graças a sua obra de arte “Cidadão Kane”, que até hoje fascina por sua sofisticada técnica e narrativa (Welles dirigiu, atuou e escreveu este filme com pouco mais de 20 anos). Na cena em questão, do excelente “Marcas do Mal”, o plano muda de foco inicialmente, e no decorrer da cena esses dois focos se ‘condensam’ , assim, atribuindo uma grande tensão ao público. Uma cena maravilhosa!

Cena 4

OldBoy (2003, de Park Chan Wook) – Não é tecnicamente tão rebuscada ou com sofisticados movimentos de câmera, como os listados anteriormente, mas o impacto causado por esse plano é fantástico – ainda mais em uma cena de luta (na qual geralmente os movimentos de câmera são sempre previsíveis e manipulativos). Percebam a crueza dos golpes, a respiração das personagens, seus movimentos desajeitados e verdadeiros.

Cena 5

Frenesi (1972, de Alfred Hitchcock) – O mestre do suspense sempre contribuiu para o contexto cinematográfico de diversas maneiras, seja em sua narrativa, atributos técnicos ou sua inventividade em criar situações tensas e com alto teor de suspense. A cena a seguir mostra essa sensibilidade e domínio do diretor ao criar uma tensão crescente em seu público; a câmera regressa gradativamente do quarto da personagem até chegar a rua, onde dominam a aparente serenidade e normalidade, que contrasta com o que acontece no mesmo momento no quarto anteriormente mostrado.

Cena 6

Bom, ainda está faltando milhares de filmes como; “Arca Russa”, “Irreversível”, “Rashômon”, diversos filmes de Brian de Palma, “Os Bons Companheiros”, “Profissão Repórter” – mas se fosse listar todos aqui ficaria um post gigantesco. Espero que vocês curtam e aproveitem esses que listei aqui.

Abração e bons filmes!

Anúncios

~ por habibsarquis em 31/05/2009.

4 Respostas to “A Magia do Cinema: Os Planos-Sequência”

  1. Muito bom esse blog adorei o Post ta de Parabens.

    J3

  2. acho que vc vai querer me bater, mas existe um video clipe da beyonce que tbm é em plano sequencia, estou na duvida de existe uns dois cortes, mas quase acredito que nao.

    nunca fui muito fã dela, mas depois que vi este video bati palmas para eles todos, dancarinos, diretor etc…

    single ladies (put a ring on it)

  3. Querido amigo avassalador… Gostei da sua seleção, mas posso dar um “pitaco”?
    Tá faltando a cena final de os suspeitos em que Kevin space sai mancando e começa aos poucos a caminhar normalmente enquanto na sala de interrogatorio o policial vai se dando conta que foi enganado o tempo todo….
    Notei que voce usou a imagem linda de Cinema Paradiso… mas não fala de sequencia, que maldade! é belissima e impregnada de sentido.
    Mas adorei o conjunto da obra.
    Sucesso!

    • Fala caro colega amante da Sétima Arte…hehe
      É claro que está faltando milhares de filmes com excelentes planos sequência, mas é extremamente complicado escolher só alguns para colocar aqui no blog. Essa cena de “Os Suspeitos” é muito boa mesmo, aliás o filme todo é ótimo…=)
      “Cinema Paradiso” é um de meus filmes favoritos, mas sei lá, esses que coloquei aqui acho que vão atrair mais a atenção de todos – até dos que não são tão cinéfilos.
      Valeu pelo comentário!
      Abração e bons filmes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: